Dicas e Cuidados

Cuidar das suas semijoias não precisa ser complicado. Com algumas dicas simples, você pode garantir que suas peças permaneçam lindas e brilhantes por muito mais tempo:

 

1-     Armazene-as adequadamente

 

Aprender como guardar as semijoias corretamente fará com que elas fiquem mais tempo com você. Para garantir que suas peças fiquem livres de manchas e arranhões, armazene-as em compartimentos macios, livres de umidade, calor e luz solar.

 

2-     Evite atrito com outras peças

Essa dica vale tanto para o uso quanto para o armazenamento. Manuseie suas semijoias com delicadeza para evitar arranhões e danos. O atrito pode acelerar o processo de desgaste, por isso é importante também evitar o uso de peças muito justas ou que possam ser facilmente puxadas.

3-     Manuseie com cuidado

Saber como cuidar de semijoias é importante, mas saber como manuseá-las aumentará a vida útil das peças em muitos anos. Tenha delicadeza na hora de prender as tarraxas dos brincos, assim como os fechos de colares e pulseiras. Dessa maneira, você evitará que seus acessórios precisem de reparos inesperados. 

4-     Dê polimento à peça

 

Se você não sabe como limpar a sua semijoia, a melhor estratégia é polir a peça com uma flanela limpa e macia. Nem sempre a limpeza envolve o uso de água e produtos específicos. Apenas o pano seco é suficiente para remover poeira, suor e manter o brilho da peça. 

 

5-     Evite contato com a água

O contato da água na semijoia pode danificar o revestimento e as pedras, visto que a umidade oxida os metais, por isso, evite usá-las ao tomar banho ou lavar as mãos. Se houver necessidade de lavagem com água, seque bem as peças e espere para guardá-las.

 

6-     Tenha cuidado com cosméticos

Depois de passar o creme, perfume, protetor solar, bronzeador e maquiagem, espere que sequem corretamente antes de colocar a sua semijoia.  Dessa forma, você evita que o álcool do perfume e outras substâncias que compõem os cosméticos entrem em contato com as peças. Isso porque algumas dessas substâncias podem ser abrasivas, danificando as suas semijoias.  

 

7-      Evite usar semijoias na praia e na piscina

 

Quando estiver na praia ou piscina, lembre-se de que tanto o sal da água do mar quanto o cloro da piscina danificam as semijoias. Isso acontece porque o sal e o cloro agem como agentes oxidantes quando entram em contato com metais. Por isso, para que os seus acessórios resistam a vários verões, evite utilizá-los na praia ou na piscina.

 

8-     Evite atividades físicas durante o uso

 

E para completar, a última dica é: evite usar a sua semijoia durante a prática de atividades físicas. Os sais contidos no suor farão com que suas peças sofram oxidação e percam o brilho e a cor. Além da oxidação, os atritos que ocorrem enquanto se pratica exercícios também afetam a durabilidade das peças. Por isso, é melhor retirar as semijoias antes da atividade física.